10 dicas simples que podem te enriquecer

A riqueza não é uma obra do acaso, mas sim uma consequência

Lucas Marin
6 min readAug 23, 2021

Originalmente publicado em Insights Milionários.

Acordar às 5h da manhã? Banho gelado? Tomar café sem açúcar? Calma lá… Com vocês as 10 práticas (realmente) milionárias que, ao finalizar esta leitura, já será possível adicionar na sua rotina:

1 — ESTABELEÇA METAS

Quando não se sabe para onde vai, qualquer caminho serve!

E tomando qualquer caminho será muito difícil que você chegue nos melhores destinos.

Essa frase, adorada por coaches em todo o planeta, é simples e traduz a essência da nossa primeira dica. O Waze ou o seu Uber se tornam completamente inúteis enquanto você não disser o destino desejado. Sem um destino, não existe caminho.

Enquanto você não souber exatamente onde quer chegar, as chances de você alcançar algo grandioso são mínimas. Estabeleça metas e deixe que o caminho se crie!

2 — SEJA PERSISTENTE

Mas calma lá. Não estamos falando em persistir no erro, muito pelo contrário! Quando falamos em persistência, queremos dizer resiliência. É importante ter a consciência de que haverão obstáculos, dificuldades e problemas inesperados, mas que estes podem ser resolvidos e fazem parte do processo de crescimento, principalmente no início.

A vida não é um mar de rosas e não se alcançam grandes conquistas sem grandes desafios. Porém, é preciso entender que a persistência não é uma desculpa para dar murro em ponta de faca.

Dê de ombros para o seu ego e saiba abrir mão de uma ideia, ou projeto, que claramente não é promissor. Essa persistência é burra e não irá te ajudar em nada.

3 — FOQUE NO AGORA

Pessoas ambiciosas e cheias de energia em busca da liberdade financeira são, por tabela, grandes sonhadores. Sendo assim, é comum que passem mais tempo admirando um belo futuro do que focados no presente e em como tomar as melhores decisões.

Pensar no futuro é importante e ajuda a estabelecer metas, mas a vida acontece no hoje. O amanhã não passa de uma consequência do que estamos fazendo agora.

É de suma importância compreender que devemos dar valor ao processo. Saber aproveitar a jornada não só ajuda a acelerar as conquistas como também permite viver uma vida mais completa e significativa.

4 — PROCURE CONHECIMENTO

Não existe nada mais difícil de se superar do que a falta de conhecimento. Basicamente, tudo aquilo que não sabemos — ou erroneamente achamos que sabemos — nos faz sofrer e enfrentar ainda mais obstáculos que o desejado.

Errar faz parte do processo e resolver problemas é comum na rotina de qualquer pessoa, ainda mais daqueles que estão envolvidos em projetos inovadores.

Todavia, se manter atualizado e buscando aprender cada vez mais sobre o seu setor e todas as nuances que fazem parte dele irão te ajudar a construir uma jornada mais sólida e menos estressante.

5 — SAIBA SE COMUNICAR

A humanidade e todas as coisas existentes só são possíveis através da vida em comunidade. Claro, todos nós temos nossa individualidade e pensamentos próprios, mas tudo isso se une formando o mundo como a gente conhece.

Sendo assim, fica simples entender que nós dependemos uns dos outros para tudo, em quase todas as situações. Para alcançar o sucesso, então, dependemos ainda mais!

Tá certo, em muitos momentos você não terá nada além de si mesmo e sua vontade de seguir em frente, mas para dar passos maiores você precisa ser visto, lembrado e bem articulado. No final das contas, é o dinheiro das outras pessoas que irá entrar na sua carteira.

Em suma, quanto mais você for capaz de gerar bons contatos e boas impressões, maior as chances de se tornar bem sucedido.

6 — PENSE MENOS E FAÇA MAIS

Negócios de sucesso e bons investimentos surgem primeiro em nossa mente, através do conhecimento e da criatividade. Embora se manter racional e minucioso não seja um comportamento negativo, enquanto você não for capaz de correr riscos e enfrentar seus medos, não haverá resultados.

Crescer envolve, com muita frequência, tentativa e erro. Corrigir problemas, aparar arestas e ajustar detalhes só é possível na prática.

Dentro da sua mente você está em um ambiente favorável a você, mas não para os seus objetivos. Se planeje, coloque em prática e siga em frente de acordo com os resultados.

7 — APRENDA A LIDAR COM DINHEIRO

Esse tópico em nada tem a ver sobre como você deveria gastar menos com bobagens. Cada um gasta o dinheiro como quiser.

Mas a partir do momento em que estamos falando de conquistar coisas maiores, alcançar objetivos e viver a real liberdade financeira, existem alguns comportamentos que você deve adotar.

Você precisa ter uma reserva de emergência, a ser utilizada em momentos de desespero. Você precisa ter uma porcentagem para o seu próprio lazer e também uma parte para investir. Além disso, você precisa saber onde e como investir, de acordo com os seus objetivos pessoais.

Ah, e tudo isso excluindo as suas despesas fixas como água, luz, combustível, aluguel e afins. Se você não faz nada disso, é hora de começar…

8 — TENHA UM HOBBY

O estresse e os problemas fazem parte de uma rotina focada em crescimento pessoal e financeiro. Abdicar do seu tempo para estar em um estado constante de aprendizado e empenho não é fácil, todos nós sabemos.

Porém, levar a sua saúde física e mental ao limite não será a razão pela qual você alcançará bons resultados, muito pelo contrário. O exagero limita sua criatividade e prejudica a sua tomada de decisão.

Ter um hobby e se dedicar fielmente a ele te ajudará a limpar a mente e renovar as suas energias, garantindo um fôlego extremamente importante para continuar empenhado e em evolução.

9 — CUIDE DA SUA APARÊNCIA

Não, o mundo não é feito somente de aparências. Na verdade, a partir de um certo ponto, aparência é o que menos importa. Mas para chegar até este ponto você precisa transmitir confiança.

Flávio Augusto, um dos bilionários mais conhecidos do Brasil, uma vez disse:

Quando eu vendia cursos de inglês, eu ia até o orelhão de shoppings e aeroportos, porque o burburinho ao fundo transmitia uma sensação mais grandiosa e profissional para os clientes em potencial.

O início da jornada de Flávio mostra que ele tinha consciência sobre um aspecto importante: antes de vender qualquer coisa, primeiro você precisa vender a si mesmo.

Isso serve para um primeiro encontro, reuniões de trabalho, pitch de venda e todas as outras situações em que você seja visto ou ouvido. Transmita valor não só através das ideias, mas também através do visual e comportamento.

10 — QUEBRE REGRAS

Não, não estou sugerindo que você infrinja leis.

O mundo funciona dentro de um sistema. Há um padrão de comportamento, expectativas, desejos… Geralmente, aqueles que tem sucesso se aproveitaram disso para jogar de acordo com elas, ou então as destruir e acabar mudando o mundo.

Foi assim que o Uber desbancou os tradicionais táxis, a Netflix acabou com as locadoras e o Spotify, que fez com que os CD’s perdessem a utilidade. O padrão foi vertiginosamente alterado.

Mas veja bem, você não precisa criar a próxima febre mundial para ter resultados e se considerar bem sucedido. Você pode simplesmente quebrar apenas as regras dentro do seu nicho. Dentro da sua profissão.

Entregar algo novo, inesperado ou surpreendente para um número restrito de clientes já pode ser o suficiente para mudar o mundo de quem importa: o seu e o das pessoas à sua volta.

RÁPIDO NO GATILHO

Aqui é assim: textos dinâmicos, insights preciosos e nada — ou quase nada — de enrolação! Bora ser milionário? Assine nossa newsletter!

--

--

Lucas Marin
Lucas Marin

Written by Lucas Marin

Escritor, sonhador e viciado em criatividade.

No responses yet