COMO TIRAR MINHA EMPRESA DO BURACO?
Todo negócio tem sua fase de declínio e, se não for mitigada, pode ser fatal
Todo os negócios são compostos de fases. Uma das palestras mais marcantes da minha vida é da época da Universidade e, pasmem, nos dá uma informação que já deveríamos saber.
Tudo começa do zero, tem seu crescimento e, após um tempo em vigor há um declínio. Seja um negócio, um produto, uma tecnologia… Nada é para sempre, existe um ciclo muito bem definido que pode ter 5, 10 ou 40 anos, mas que em algum momento se concretiza.
Exemplos para explicar esse gráfico não faltam. Seja a KODAK que em algum momento fora líder de mercado e hoje inexiste.
Ou então a Blockbuster, que de multimilionária se tornou praticamente uma microempresa.
É impossível evitar o declínio de uma atividade, um produto ou serviço. Mas isso não significa que você deverá ir a falência e que não há nada a se fazer.
Veja os exemplos da Apple, Google, Microsoft e várias outras. Muitos dos seus produtos foram extintos e muitos outros foram criados. Alguns que se foram deixam saudade e muitas novidades e investimentos foram perdidos porque não deram certo.
E isso é normal. O que não é normal é se manter estagnado. Preso às suas raízes mesmo que elas estejam morrendo aos poucos.
Esteja em metamorfose constante.
O motivo principal pelo qual algumas empresas e negócios deixam de existir é que o declínio vem e simplesmente não há um plano B. Não há uma saída, não há uma reinvenção.
E então se inicia uma corrida surreal para recuperar as finanças ajustando o quadro de funcionários e pressionando a equipe de marketing para recuperar o irrecuperável.
Não existe conservadorismo no mundo das vendas. Se você for conservador e não conseguir se desprender dessas amarras, irá morrer abraçado a elas.
Evolua, invista, inove, aumente. Sempre com planejamento, estudo e responsabilidade, obviamente. Quando o declínio vier basta dar novos passos.
E muitos desses passos podem ser visualizados com facilidade caso você tenha jovens por perto.
Não tenha medo do futuro
O futuro é impossível de controlar ou prever. Quem ousa fazer uma dessas coisas está meramente especulando.
Porém não é por isso que se deve ter medo dele. O medo te limita, limita seus negócios e as grandes ideias e avanços que as pessoas à sua volta estão propondo.
Acolha os jovens e lhes dê liberdade para pensar, projetar e desenvolver. Tenha você um minimercado ou uma grande empresa de produtos industriais. Os jovens estão sempre vivendo a geração da inovação. O que para você pode parecer um trambolho tecnológico inútil, nas visão de um jovem faz muito sentido. E, acredite, a visão deles é muito melhor que a sua neste aspecto.
Vão enxergar caminhos que você não enxerga.
E mais do que ouvi-los é preciso dar liberdade. Muitas coisas você não vai entender, mas com cautela e seguindo uma margem segura de riscos, dê poder de execução a esses jovens.
Esteja pronto para dar um passo para trás
É impossível reformar uma casa e a deixar maravilhosa sem antes fazer uma bagunça monumental e uma sujeira assustadora.
É impossível organizar um guarda roupa sem antes o bagunçar por completo.
Mesmo assim o fazemos pois sabemos que o resultado será muito satisfatório. Um alívio!
Apesar de ser uma situação óbvia, muitos donos de negócios se prendem de uma forma que não conseguem dar esse passo atrás para que possam dar dois para frente.
Não são capazes de investir numa reforma, numa nova máquina, numa reestruturação ou em qualquer outra mudança que claramente ajudariam sua empresa crescer por medo de dar esse passo atrás.
Mesmo que esse passo atrás signifique um investimento alto, alguns dias interrompendo a rotina ou implementando projetos complexos e cheios de novidades significativas que vão requerer tempo para o total domínio.
É importante que os resultados são significativos e a longo prazo.
É claro que não é nada fácil lidar com nenhum desses aspectos portanto conhecimento e confiança são os pontos mais importantes a serem trabalhados para que todo o resto aconteça com naturalidade.
Se você está lendo isso e se encontra num momento de declínio, saiba que o caminho pode ser assustador, mas soa simples demais depois que você o supera e vê que muitos dos empecilhos estão somente dentro de você.