O GENIALISMO DO MARKETING DA COCA COLA

Se prestar atenção, verás que Coca Cola deixou de ser ‘apenas’ um refrigerante a muito tempo.

Lucas Marin
3 min readFeb 20, 2020

Que a Coca-Cola é uma gigante das bebidas todo mundo sabe. É impossível, independente de qualquer gosto pessoal que se possa ter, que a Coca não esteja no seu top 3 dos refrigerantes preferidos.

Já tem muito tempo que a sua equipe de marketing tem feito trabalhos de cair o queixo. Quem nunca se emocionou com as campanhas natalinas ou ficou com sede ao ver o refrescante comercial que a Coca exibe durante os trailers no cinema?

O resultado é tão efetivo que qualquer comercial da marca pode ser reconhecido sem fazer qualquer menção ao nome da empresa. Seja pela cor vermelha marcante, pela trilha sonora cativante ou até mesmo pelo estilo das imagens utilizadas. Sempre tem um elemento que o nosso cérebro, de maneira inconsciente, diz para si mesmo: “Ah, esse é um comercial da Coca.”

E terminamos de assistir atentamente para saber o que de interessante fizeram dessa vez. E nunca somos decepcionados.

Quem é do ramo publicitário ou até mesmo pessoas mais atentas já perceberam que a Coca não tem nenhuma preocupação em vender o refrigerante. Muitas vezes ele só aparece de relance. Eles vendem a felicidade, a fraternidade, a alegria… A magia de viver bons momentos.

E bons momentos requerem uma Coca gelada. São sinônimos!

E tudo isso está enraizado em nossas mentes. Ninguém lida com pensamentos desse tipo no dia a dia. Ninguém compra uma Coca-Cola por conta de um comercial cativante. Mas tudo isso está lá, no nosso subconsciente. Méritos para a Coca!

E nesse momento você pode estar se dizendo: “Fale por si próprio, esses comerciais não me afetam de maneira alguma! Nem de Coca eu gosto!”

Algum Chinês comente aí pra mim o que está escrito nesse rótulo, por favor.

Uhum… Tá. Mas tenho certeza que você conhece muito bem! E eu posso provar!

Qual será a marca dessa bebida chinesa hein!?

Não consigo imaginar!

Pode ser Pepsi…

O que você chutaria?

O formato da garrafa e a cor do líquido dão algumas pistas.

E a nova campanha da Coca-Cola, que está rodando exclusivamente na Europa, resolveu brincar com essa mesma questão. Eles sabem que nós conhecemos tão bem a marca que estão promovendo anúncios com quase nenhum elemento para ser visto.

Vai me dizer que não enxergou uma garrafa aí?

O vermelho tradicional, junto com o design e o posicionamento das palavras fazem com que automaticamente enxerguemos uma garrafa na imagem. E não há outra reação senão sorrir marotamente.

Para quem não sabe, o anúncio está fazendo uso de Gestalt, também conhecido como “teoria da forma”. A teoria diz que para se compreender partes, antes é preciso compreender o todo. O exemplo claro está nessa imagem. Não se tratam só de letras num fundo vermelho, é muito mais que isso, e nós somos capazes de entender graças ao excelente trabalho de marketing da marca ao longo dos anos.

“Sinta” seria a tradução direta para “Feel it”

Basicamente essa campanha joga na nossa cara que todos os comerciais, todas as campanhas e estratégias da Coca-Cola deram certo.

E são poucas, pouquíssimas empresas capazes de criar uma campanha como essa sem passar vergonha ou perder dinheiro.

--

--

Lucas Marin
Lucas Marin

Written by Lucas Marin

Escritor, sonhador e viciado em criatividade.

No responses yet